quarta-feira, 30 de julho de 2014

1554 – Descrição da Cidade de Lisboa (Damião de Gois)


Damião de Góis é autor da Descrição da Cidade de Lisboa, impressa em Évora, em 1554, por André de Burgos. O autor e a sua obra * exigem ser conhecidos – a Descrição é um livrinho de leitura fácil e instrutiva.

Citamos uma referência à fixação de estrangeiros na cidade, porque ilustra a genealogia de uma prática que muitos pensam ter começado com os Golden Visas:

-“No que diz respeito à salubridade do lugar e da situação de Lisboa, assim como à doçura do clima, é tal a suavidade e a amenidade, e tanta a harmonia entre a terra e a atmosfera, que quase não há um único dia do ano em que se sinta ou calor ou frio excessivos. Daí resulta que muitos estrangeiros, vindos de nações diversas e de regiões muito afastadas, atraídos pela pureza do clima, para aqui imigram, abandonando o seu torrão natal e os cuidados da sua pátria, e aqui fixam residência definitiva e domicílio vitalício.”.

Voltaremos a Damião de Gois do opúsculo Descrição de Espanha, de 1541, na parte em que defende os ‘estalajadeiros de Espanha’ e ataca os da Alemanha e França.

 

A Bem da Nação

Lisboa 30 de Julho de 2014

Sérgio Palma Brito

 

*Há duas edições da Descrição da Cidade de Lisboa, a dos Livros Horizonte e a mais recente, da Frenesi. A Távola Redonda já publicou dois volumes das Obras de Damião de Gois (anos de 1532/1538 e 1539/1540). Desconhecemos a existência de uma biografia de Damião de Gois.

Sem comentários:

Enviar um comentário