segunda-feira, 25 de julho de 2016

Fosse eu a decidir e seria o Aeroporto Cristiano Ronaldo

Para descontrair volto à polémica sobre o Aeroporto Cristiano Ronaldo. Na Europa e talvez no mundo, mas só vi a Europa, a regra geral é os aeroportos não serem baptizados. Quando o são, encontramos nomes da política: Charles de Gaulle, Atatürk, Adolfo Suarez, Francisco Sá Carneiro e Humberto Delgado (sem o seu papel na politica, o nome do general sem medo não teria sido escolhido). Há nomes da cultura: Fiumicino – Leonardo da Vinci, Václav Havel, e Frederic Chopin e alguns outros.

A excepção é o aeroporto John Lennon em Liverpool. Talvez haja quem não goste, mas entre Beatles e futebol, ainda é o futebol que mais diz às pessoas.

A Madeira é uma pequena ilha de 270k habitantes no meio do Atlântico. A sua extraordinária beleza natural e, mais recentemente, a paisagem cultural das Levadas atraem visitantes à Madeira. As coisas sendo o que são e num futuro previsível, o quotidiano dos madeirenses depende do turismo. Pela minha observação pessoal de anos e mais do que os algarvios (para não falar da nata mediática da capital), os madeirenses estão conscientes disso e tudo fazem para que o visitante volte.

Cristiano Ronaldo é um grande profissional, é e vai continuar a ser um foco mediático. Ao mesmo tempo, é um ser humano no que isso tem de bom. Dar o seu nome ao aeroporto da Madeira associa a sua imagem mediática à do destino turístico e contribui para o posicionamento (isto é, a percepção que as pessoa formam sobre a Madeira) deste no mercado. E o posicionamento é determinante na formação da procura que faz viver os madeirenses.

Fosse eu a decidir, e teríamos o aeroporto Cristiano Ronaldo. Antes de me insultar e/ou chamar economicista, pensem. A aglomeração urbana de Liverpool tem o triplo da população da Madeira e o aeroporto mais de 60% do tráfego do Funchal. É parte de uma maior aglomeração que engloba Leeds, Sheffield e Manchester. Não é habitada por mentecaptos de um país atrasado e sem tradição de Democracia.

E lá está o John Lennon Airport. E está muito bem. Como bem vai estar o Cristiano Reinaldo Airport.


A Bem da Nação

Lisboa 25 de Julho de 2016

Sérgio Palma Brito


Sem comentários:

Enviar um comentário