domingo, 24 de agosto de 2014

Arco de Jesus – o que a História nos obriga e o que o Turismo exige

Este é o Arco de Jesus, em Lisboa. Não dizemos onde se situa - quem não sabe, terá de googlar!
 
O Arco de Jesus terá sido uma das 12 portas da primitiva cerca da cidade, conhecida pela designação de ‘Cerca Moura’”. E ainda “Talvez Postigo de D. Gil Cannes da Costa, pela segunda metade do seculo XVII … em homenagem a este fidalgo que foi presidente do Senado de Lisboa, pelos anos 1595/1602”. Ou mesmo “por esta porta foi a cidade invadida pelos cruzados que auxiliaram D. Afonso Henriques na conquista de Lisboa”.

A Ribeira de Lisboa de Júlio Castilho (mais de uma dúzia de volumes) ainda está algures numa caixa de cartão, mas estas referências (Ruas de Lisboa, J.J. Gomes de Brito, vol. I) chegam para podermos afirmar

-a história de Lisboa obriga-nos a recuperar toda a zona do Arco de Jesus em respeito pelo que é nosso, e

-a visitação da área da Sé e Castelo exige encenação rigorosa e excitante do percurso que começa no que terá sido porta da Cerca Moura e, talvez com alguma fantasia, ‘porta de entrada dos Cruzados’.

Receamos que todo o buzz sobre o sucesso do Turismo em Lisboa nos faça esquecer o muito que há a fazer em limpeza, minimização de tráfego automóvel, reabilitação urbana e valorização da ‘visita turística’.

 

A Bem da Nação

Lisboa 24 de Agosto de 2014

Sérgio Palma Brito

Sem comentários:

Enviar um comentário