terça-feira, 12 de agosto de 2014

Obrigado, Good Morning Vietnam!


Admiro o Robin Williams da irreverência do Good Morning, Vietnam! Aí pelo final de 2000, inspira-me o sucesso de uma intervenção arriscada. Conta-se em três palavras.

No final de 2000, o RCI Europe convida os melhores clientes e principais ‘prospects’ para um fim-de-semana promocional e em grande, no Hilton Cavalieri de Roma. Dos EUA veio o Presidente e alguns tops.

O programa prevê uma apresentação do RCI Europe, mais Médio Oriente e India – cada um dos directores nacionais tem três minutos para apresentar o seu mercado. No ensaio da véspera, com um discurso afinado e que devia ser repetido, percebo que a coisa seria uma pepineira, burocrática e enfadonha, na qual eu era para aí o nono a falar de entre uma quinzena.

Enquanto espero a minha vez e ouço os meus colegas debitar banalidades terminadas com aplausos de aviário, lembro-me do Robin Williams do Good Morning, Vietnam.

Antes de entrar, verifico o respeito do horário. Caso raro, há cerca de 15/20 minutos de avanço.

Arrisco! Começo com uma frase diferente da prevista e concebida para provocar uma reacção. Arranco uma salva de palmas e, mais importante, vejo o Presidente rir e aplaudir sem cerimónia.

Vou por ali adiante, sempre de olho nas reacções da sala e do Presidente – o riso é quase constante e há mais três salvas de palmas, antes da final.

Em vez de três falei treze minutos e terminei em beleza.

Regresso ao backstadge e tenho uma decepção. Encontro ciúmes pelo sucesso, burocracia (não seguiste o guião e demoraste treze minutos) e algum silêncio.

Acabada a sessão, há os parabéns do Presidente e clientes. Durante anos, quando encontro algum dos participantes, a conversa começa sempre pelo recordar do meu speech de Roma.

Acontece há algum tempo, quando encontro um promotor espanhol nas ruas de Lisboa e a primeira frase é "I still remember your great speech at the Rome Conference"!

Em síntese, quando a burocracia vos domina e sentem que estão a cozer em lume brando … avaliem o terreno e arisquem o Good Morning Vietnam.

Obrigado, Robin Williams!

 
A Bem da Nação

Lisboa 12 de Agosto de 2014

Sérgio Palma Brito

Sem comentários:

Enviar um comentário